terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Tecnologia e os DJs

Estamos na era da tecnologia, era essa onde usamos vários equipamentos digitais para nossa comodidade e é claro para exercer funções com maior qualidade. No mundo dos DJs a tecnologia está sempre presente e avança muito rápido, mas, acredite, nem todos gostam disso.

Hoje existem programas de computador e equipamentos de custo relativamente baixo que com pouco treinamento lhe possibilitam fazer mixagens semelhantes as que são feitas pelos DJs profissionais. Isso gera certo descontentamento por parte de muitos DJs do mercado, por alegarem que qualquer pessoa que possui um computador, mesmo sem ter noção nenhuma de música, pode "atacar de DJ". Entenda isso como misturar duas músicas ajustando seus tempos, intensidade de volume e manipulação da equalização.

Então me pergunto: se DJs com experiência fazem alegações desse gênero o que eu devo esperar dessa profissão tão bacana? Tenho certeza que ser DJ não é saber fazer uma mixagem precisa manualmente, isso é questão de treinamento, eu levei certo tempo para fazer com perfeição, mas nada que dedicação não resolva. Parece que os DJs querem competir entre si e esquecem que o seu trabalho (e prêmio) é agradar o público, não importa o método usado, com certeza o público sai muito mais feliz de uma festa quando nenhuma agulha de pickup pula e nem quando o DJ "se perde" ao ajustar o pitch da sua CDJ 1000.

Nesse contexto entra também o quesito profissionalismo, onde alguns DJs acham que por gostarem de determinado gênero seu público também irá (terá que) gostar, mas isso é questão para outra hora...

Nenhum comentário: